domingo, 13 de dezembro de 2020

independente

“independência é aceitar a si mesmo antes da aprovação alheia. É defender a própria verdade e ter humildade para mudar de opinião caso seja surpreendido por melhores argumentos. Ser independente é preferir ao cinema com alguém, mas não perder o filme por falta de companhia. É vibrar quando lhe abrem um champanhe, mas não deixar de comemorar sozinho se a sua alegria basta para o brinde. Ser independente é fazer tudo o que se gosta junto de quem mais se gosta, incluindo a si mesmo.”Concordo que responder uma mensagem no prazo de (até) 24h é, no mínimo, educado, mas, se isso não acontecer, aceite que a pessoa não quer conversar com você. E, caso não saiba, ela tem direito a isso. Aceitar que as pessoas tem liberdade de escolhas é ser coerente e não permitir que as próprias atitudes sejam desagradáveis e invasivas.Visualizar uma mensagem e não responder é a forma sutil de dizer “não”. 

sábado, 26 de setembro de 2020

um pai de verdade

Qualquer um pode ter um filho, mas é preciso ser especial para ser um pai de verdade Ser pai vai muito além de apenas ter o nome na certidão de nascimento de seu filho, é muito mais do que pagar contas ou dar o dinheiro da pensão todo mês. Ser pai não é contribuir apenas com seus genes, nem visitar uma vez ao ano e ligar apenas quando convém Ser pai é algo que vai muito além do que a grande maioria de nós está acostumado.

Um pai de verdade é uma pessoa responsável, presente, consciente de suas responsabilidades e do papel que representa na vida da pessoa que ajudou a colocar no mundo. Um pai de verdade lida com as crises, não desiste de seus filhos, e faz o seu melhor por aqueles que ama.Um pai de verdade nunca se acomoda, nem cobra de seus filhos uma iniciativa que deve ser sua, um interesse que deve partir de si mesmo. Ele se esforça por seus sonhos e dá exemplo de resiliência e otimismo para os seus filhos, ao invés de destruir seus sonhos com visões negativas e limitadas da realidade.Um pai de verdade faz questão de ser o espelho de seus filhos e os ensina sobre como devem tratar as pessoas, explica sobre como a vida e os relacionamentos funcionam e do quanto é importante sempre serem gratos pelas pessoas que possuem em suas vidas, as boas e as ruins, porque todas os ensinam lições valiosas. Os verdadeiros pais ensinam desde cedo seus filhos a como tratar as mulheres em suas vidas, sem fazer distinção entre mães, parceiras românticas ou desconhecidas. Ele incentiva e ensina a importância do respeito incondicional e mostra-os como elas são importantes em todos os momentos de suas vidas. Um pai real faz questão de se tornar o melhor homem que pode ser. Ele não mente para seus filhos. Não desvaloriza o amor e a companhia deles. Não dá maus exemplos de caráter e princípios. Os pais verdadeiros são altruístas, pensam no bem e na felicidade de seus filhos antes de suas próprias, guiam-nos no caminho certo e estão sempre de braços abertos para recebê-los depois de suas quedas. Um pai de verdade valoriza a felicidade de seus filhos e luta por ela. Os pais de verdade amam seus filhos com todo o seu coração e mostram, com atitudes, que estão sempre prontos para o que for preciso, apenas para ver um sorriso nos rostos de seus amados. Eles sabem que tornar-se pai é fácil, mas que ser um pai é uma bênção que não podem desperdiçar.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

O silêncio

É impressionante a quantidade de coisas que se organizam dentro da gente quando decidimos silenciar. É no silêncio que o entendimento acontece, que deixamos de querer controlar tudo, que aceitamos que a vida tem seu próprio roteiro e não dá para querer contar a história exatamente como a gente planejou. É no silêncio que a gente entende que só o tempo vai nos dizer o que fazer, que nem toda ação merece uma reação, e que toda insistência leva embora a nossa paz. No silêncio descobrimos onde devemos investir nosso tempo e afeto, abrimos mão das armadilhas do ego, desistimos de querer ter razão. No silêncio aprendemos a nos proteger e fortalecer, a não nos vitimizar, a não nos culpar. No silêncio encontramos as respostas que buscamos e aprendemos a ouvir a intuição. Ao silenciar, naturalmente descobrimos onde devemos nos demorar. Abrimos mão de relações indignas e não nos contentamos com migalhas afetivas. Ao silenciar, reaprendemos a respirar. A nos acalmar. A recomeçar. Às vezes estamos tão empenhados em provar nosso ponto de vista, tão focados em termos razão, tão urgentemente necessitados em dar ou exigir uma resposta… que nos afastamos de nossa paz, perdemos a capacidade de nos acalmar e de enxergar as coisas como elas realmente são. Muita coisa é simples, a gente que complica. Muita coisa é óbvia, a gente que não enxerga. Muita coisa não está sob nosso domínio. E ponto final. Algumas distâncias são necessárias. Nos permitem redimensionar a importância de alguém, nos dão entendimento sobre nosso valor ou insignificância, nos ajudam a valorizar o encontro, nos trazem paz quando a interação é conflituosa. No distanciamento muita coisa é resolvida sem precisar ser dita, e permanece o que tem que permanecer. Descobri que de vez em quando temos que fazer quarentena das conexões que temos uns com os outros, pois mesmo que o mundo tenha desacelerado, dentro de alguns de nós o trânsito continua congestionado.

sábado, 22 de fevereiro de 2020

pessoas de luz

As pessoas de luz são aquelas que sempre lhe oferecem um motivo para sorrir e ser feliz, independentemente da situação pela qual você esteja passando.Elas sempre sabem quando você está com dificuldades, leem a tristeza em seu olhar e se aproximam mesmo sem que você tenha pedido para lhe oferecerem uma palavra, um ombro ou um gesto de carinho que o ajudem a deixar os sentimentos ruins de lado e focar no que pode fazer daqui para a frente.As pessoas de luz chegam a sua vida nos momentos em que você se sente mais sozinho e incapaz, e, sem pedir nada em troca, se esforçam para ajudar a reconstruir sua confiança, permanecendo com você até que se sinta confortável e forte o suficiente para continuar a sua caminhada por conta própria.Elas são como anjos na Terra, pois não têm tempo para fofoca, inveja ou negatividade, estão aqui para viver plenamente e ajudar outras pessoas.Quando encontramos essas pessoas de luz, podemos ficar realmente surpresos, porque elas são totalmente diferentes daquelas com as quais estamos acostumados. São gentis, amorosas e empáticas, mesmo em seus momentos mais difíceis. Como sabem que ninguém tem culpa dos seus problemas, permitem que o amor e a educação prevaleçam em todos os instantes. Elas são queridas, apreciadas e sempre muito bem-vindas aonde chegam. Muitas vezes, ficamos nos perguntando como conseguem se manter tão otimistas. E a resposta a essa pergunta é: porque são guiadas e sustentadas por Deus. Mesmo que não saibam, Ele está sempre observando todos os seus passos, orgulhando-se com cada uma de suas atitudes e se encarregando de colocar em seu caminho todas as coisas boas às quais têm direito, porque elas merecem.As pessoas de luz são sempre abençoadas por Deus porque O ajudam a fazer deste mundo um lugar de mais amor, aceitação e empatia, e os seus esforços merecem as recompensas mais belas que podem existir.Um agradecimento a todas essas pessoas que fazem nossa vida muito melhor e nos aproximam de Deus!