terça-feira, 31 de julho de 2018

Maturidade

MATURIDADE ESPIRITUAL É QUANDO VOCÊ APRENDE A CALAR, SE AFASTAR, A NÃO SE QUEIXA E AGRADECE PELO QUE TEM.
Maturidade espiritual é quando você aceita que erra, aprende a se desculpar e a não jogar no colo do outro o que é seu. É quando você percebe que já não precisa de tanta coisa assim para suprir suas necessidades, que estar em paz consigo mesmo (a) é melhor do que provocar instigar ou cutucar o outro com vara curta a troco de nada, a troco de mexer em feridas por vezes já cicatrizadas. É quando você passa a ser mais seletivo (a) internamente, é quando você sabe que pode contar com poucos, mas que são essenciais e que mantém uma boa relação de amizade e empatia sem exigir nada em troca. É quando você olha mais à volta e se coloca no lugar das pessoas e não mensura a sua dor, assim como não quer que mensurem as suas. É quando você não interfere nas escolhas de ninguém e vai aprendendo a digerir os embates da vida com mais nitidez e resiliência. É quando você percebe que não precisa ter a casa cheia, não precisa de tanto barulho, que estar a sós é como ir se retratando diante do que se sente do que sentiu ou do que não quer mais sentir. É não precisar ir de um lado para o outro tentando encontrar sossego interior. É quando você se aprimora e abstrai o que não precisa, pede com mais fé e acredita mais em Deus e não em falsas promessas ou pessoas que não tem serventia por serem apenas instrumentos prontos a desestabilizar seu coração, prontas a quererem se apossar do que não lhes pertence a troco de fazê-lo (a) sofrer. É quando você ora, pede pelos que precisam, pede pelos que adoecem a alma, pede para que todos recebam luz por mais que não se queira aproximação. É quando você esvazia a bagagem, percebe que andar descalço por vezes é libertador e que se o sol não apareceu naquele dia mais nublado, você continuará acreditando em dias melhores e nas possibilidades de superação e cura. Maturidade espiritual é quando você aprende a calar, a se afastar, a não se agredir e não agredir. É quando você sente que a porta do céu é melhor que abrir o chão para que você se afunde em dor ou discórdia. A maturidade vem com os altos e baixos com o entender nas entrelinhas. Com a sensação de que não existe superioridade e sim a humildade de quem precisa manter o olhar atento, os sentimentos honestos e a obrigação de cuidar melhor de si mesmo (a), para que você tenha força para socorrer aos que também precisam de auxílio. A maturidade espiritual vem quando você não precisa viver de melindres, não precisa disfarçar o que é, quando você aceita a própria condição, seja ela qual for Sabendo dos propósitos de Deus. É quando você abre a porta, não procura discórdia, não se queixa e agradece pelo que tem.

terça-feira, 24 de julho de 2018

O que vai te motivar

O que flui, flui. O que termina, termina. E o que tiver que ser, será. E se não for, tudo bem, porque eu só tenho espaço e energia em minha vida, para pessoas e coisas que me façam feliz. Temos uma mania feia de querer controlar tudo, na verdade eu diria até que somos audaciosos demais, quando achamos que as coisas vão acontecer quando e da maneira que a gente quiser. Estamos todos em uma jornada, estamos aqui para aprender a viver de verdade. Não existem fórmulas secretas, ou respostas prontas. Existe você, sua alma, seu espírito, e uma vida para ser usufruída. O desafio está em como você decide se posicionar diante de tudo o que te acontece durante a jornada.
O que vai te motivar? O dinheiro? O poder? A fama? O sucesso? Quem você vai querer impressionar e por que? A escolha é sua, e totalmente livre. 
É preciso lembrar que para cada escolha, existe uma renúncia, e para cada ação, uma reação. E por falar em escolhas, saiba que a todo momento decidimos os próximos capítulos de nossa vida, cada rua que viramos, cada ônibus que pegamos, cada pessoa que olhamos nos olhos, nos levarão, a algum lugar. Então cuidado com as suas escolhas. Aprecie todos os presentes que Deus nos dá, seja grato pela liberdade de poder ser e fazer o que bem quiser, seja livre em sua essência, seja livre para deixar sua alma brilhar, e seu espírito evoluir.
Não se torne prisioneiro do passado.  O que não foi benção foi lição, e não uma sentença de morte.  Errou? Aprenda, não repita e apenas continue.  Independente de tudo, viva, encontre seu propósito, se apaixone pela simplicidade, se encante com as verdadeiras belezas, e não se engane com as falsas promessas e propagandas enganosas, nem tudo que reluz é ouro. Às vezes toda a beleza e fortuna de um diamante estão bem diante de você, e só é preciso um pouco de esforço e trabalho para lapidá-lo. Molduras bonitas, não salvam quadros ruins, então olhe com os olhos da alma, e sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes de vida.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Maus-tratos sutis!

Os maus-tratos sutis causam dor, insegurança e baixa autoestima, por isso não devemos permiti-los. Proteste se houver algo que lhe faz mal, ainda que seu interlocutor se incomode. Se você não entender, precisa de empatia e da inteligência emocional necessária para estabelecer relações saudáveis. Na hora de falar em maus-tratos, imediatamente pensamos no tipo de violência física ou psicológica que uma pessoa exerce sobre a sua vítima. No entanto, existem outros tipos de maus-tratos “sutis”, dos quais, em algumas ocasiões, não temos tanta consciência e que, aos poucos, acabam por nos destruir por dentro. São ataques encobertos aos quais não costumamos reagir porque a agressão não é tão direta, ou pode até ser que a intenção não seja de causar dano. No entanto, por ser constante, eles vão destruindo nossa autoestima e a confiança que temos em nós mesmos. Cuidado, pois não estamos falando somente dos maus-tratos sutis que nosso companheiro ou companheira pode exercer; às vezes, até nossos próprios familiares podem praticá-los.
Como se exercem os chamados maus-tratos sutis? É importante saber que este tipo de comportamento é muito comum em nossa realidade, e que é muito difícil reagir diante deles, devido a tanta sutileza. São coisas pequenas que, ao se converterem em persistentes, acabam nos ferindo, até o ponto em que nos tornamos completamente indefesos. Temos que aprender a reconhecê-los.
Você deve ter consciência de que as palavras podem machucar tanto quanto uma agressão física. As feridas internas são tão dolorosas quanto um golpe. Não importa o quanto o comentário for inofensivo, ou a inocência de uma determinada ironia. Não permita que isso aconteça. Diga o que pensa em voz alta e expresse-se claramente, explicando que essas palavras machucam você e que não devem ser repetidas novamente. Estabeleça limites em sua vida, barreira que os demais não devem ultrapassar.Se as ironias sobre a sua pessoa o incomodarem, não as permita. Se falarem algo sobre você que não for verdade, defenda-se. Se há pessoas que sempre se dedicam a fazer pequenos comentários sobre essas características, talvez seja o momento de se manter afastado delas. As pessoas tóxicas somente nos causam sofrimento, e para viver com insegurança ou infelicidade, não vale a pena conviver com elas. O principal problema dos maus-tratos sutis é que as outras pessoas não veem problema nenhum em suas palavras e ações. Elas não o reconhecem. O que para eles é uma brincadeira, para nós é uma clara ofensa. Se não reagirmos, se deixarmos passar um dia e o outro também, chegará um momento em que o nível de maus-tratos será muito maior. Os maus-tratos podem ser exercidos por nossos pais, mães, irmãos, parceiros ou até por colegas de trabalho. Pessoas que dizem que nos amam e respeitam, mas não se equivoque. É fundamental que você defenda sempre a sua própria integridade e sua autoestima, e que diferencie muito bem o que é respeito do que é ofensa. Há pessoas que pensam que a confiança cotidiana lhes dá licença para brincar conosco, para ironizar, e inclusive para faltar com o respeito. Não permita isso nunca. Coloque em evidência tudo que lhe incomodar. Impeça que causem mal, e se não gostarem de sua reação, não se preocupe, pois quem não entender que você se sentiu ferido não tem empatia, e portanto não possui a inteligência emocional necessária para estabelecer reações saudáveis.

domingo, 15 de julho de 2018

Não sustente falsidade

Não sustente falsidade, nem corra atrás de quem não te espera. Não procure demais por quem sabe exatamente onde você está e jamais perca o amor-próprio por conta de humilhações desnecessárias com quem nem se lembra da sua existência.  Quando somos adolescentes, o diferente e proibido brilha aos nossos olhos, levando-nos a valorizar quem possua muito do que queríamos, mas tememos. Portanto, em vista da necessidade de serem aceitos, é até explicável o fato de jovens trocarem de amigos equivocadamente. No entanto, adultos formados e com princípios sólidos não possuem esse benefício da dúvida, justamente porque amadurecer implica o entendimento de que o que vem de dentro é muito mais importante do que o externo, a superfície. Mesmo assim, ainda assistimos a pessoas adultas buscando avidamente por aquilo que o dinheiro compra, mas não finca raízes em coração algum. Nessa toada, perdem-se de si mesmos, perdem-se de suas origens, perdem as pessoas verdadeiras, que torcem por elas, sem ressalvas, enquanto saem à procura de quem possa lhe emprestar status, popularidade, conforto material. Vivem como se amor pudesse ser moeda de troca, como se o brilho social pudesse amenizar as dores da alma. Mera ilusão. Quando a dor chega, quando a tempestade se forma, quando a escuridão de dentro se torna densa e insuportável, nada poderá trazer mais alento do que uma mão segura e verdadeiramente amorosa nos retirando da tormenta íntima que nos assola. Ninguém compra solução de problemas emocionais, vá lá se escamoteiam seus sintomas através de remédios. Porém, nenhum conforto se iguala a um ombro amigo, que nos recebe com amor que transborda. Não sustente falsidade, nem corra atrás de quem não te espera. Não procure demais por quem sabe exatamente onde você está e jamais perca o amor-própriopor conta de humilhações desnecessárias com quem nem se lembra da sua existência. Fique só, comece de novo, conheça novas pessoas, mas não mantenha contatinhos superficiais que te enxergam como estepe, como segunda ou terceira opções. Tenha um amigo que seja, mas não se perca entre relacionamentos vazios e sem amor. Você merece um amigo de verdade.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Aprenda a se impor!

Aprenda a se impor. Na vida, no amor, nas amizades e até mesmo com sua família. Espaços existem para serem respeitados e onde termina o seu, começa o do outro. Relevar é importante, porque levar a vida a pau e pedra não é saudável. Mas deixar que as pessoas nos façam de gato e sapato também não é o caminho. Precisamosestabelecer limites em todos os nossos relacionamentos interpessoais. Aprender a nos impor com respeito e sem agressividade é uma necessidade. Devemos nos doar, sim, fazer o bem sem olhar a quem, mas não podemos esquecer de filtrar tudo aquilo que não nos faz bem também. Amizades, relacionamentos que sugam, que se aproveitam da nossa boa vontade, não nos fazem bem, porque é necessário que exista mutualidade. Em tudo e para tudo nessa vida, devemos almejar o equilíbrio. Até mesmo a nossa família, precisa respeitar nossas vontades, nossas decisões e nosso espaço. E, às vezes, temos que ensinar às pessoas como queremos e gostaríamos de ser tratados. E isso nada mais é do que amor-próprio e autorrespeito. Afinal, tudo começa a partir de como nos vemos e nos tratamos. Se aprendemos a nos amar, respeitar e cuidar de todos os aspectos de nossa saúde mental, física e espiritual, trataremos os outros da mesma maneira, com amor, respeito e compaixão. Então não podemos permitir que nossa bondade, gentileza e generosidade sejam confundidas com fraqueza e submissão às decisões, opiniões e vontades alheias.

domingo, 8 de julho de 2018

Deus

Deus!

Sentei-me aqui para conversar um pouco. Sei que tenho andado distante ultimamente. Reconheço que mil coisas têm rondado meus pensamentos e tomado o lugar que deveria ser Seu por direito. Entre os incontáveis assuntos com os quais tenho me ocupado, a prioridade deveria ser me aproximar de Ti. Sei que não tenho parado para te escutar, embora eu O acuse inconscientemente algumas vezes. Chego a pensar que não tens me ouvido como me ouvia antes. Bom, bem lá no fundo, eu sei que fui eu quem ficou insensível aos Teus apelos de amor. Mas, muito embora eu ande distante, ainda acredito no Seu poder. Por isso mesmo eu te peço: faz-me retornar e andar de volta em teus caminhos. Conduz-me com Seu braço forte e com Sua paciência infinita e faz-me perceber que jamais me deixastes caminhar só. Senhor, permita-me enxergar Sua providência divina a me amparar nos momentos difíceis; permita-me sentir o Teu calor quando as dificuldades desolarem meu coração. Restaura meu coração, Senhor. Faze-o inteiro novamente. Permita-me compreender e superar todas as dores e angustias que eu tenho vivido. Dai-me a força necessária para que eu possa sorrir e me alegrar, apesar da incerteza que paira sobre meus pensamentos. Sei que conheces os caminhos para onde me dirijo e pretendes ir comigo. E embora eu possa parecer indiferente, não desista destes Teus planos de permanecer ao meu lado. Conceda-me Senhor, a sabedoria necessária para que eu O escolha antes de tudo e acima de tudo; que eu possa seguir em paz, na Sua presença consoladora. Livrai-me da descrença, do descuido e da falta de fé que, porventura possam me afastar de ti. Que eu saiba ser firme e persistente; que eu possa agir com coragem e determinação, encarando de frente os obstáculos que surgirem. Que eu enfrente tudo, por amor do Teu nome.Que eu enxergue Sua mão estendida e segure Seus dedos; que eu me aninhe em Seus braços. Quero poder me aconchegar em Seu colo e sentir bem de perto o amor que sentes por mim. Desejo retribuir, não à altura, porque isto me é impossível, mas com toda a sinceridade dos sentimentos que existem dentro de mim. Que eu saiba reconhecer que, de todas as companhias possíveis, a Tua é a mais agradável entre todas elas. Que possamos caminhar juntos, com amizade e intimidade e seguir, unidos e inseparáveis. Sua presença é minha maior necessidade. E embora eu não sinta que mereça, te peço: Cuida de mim!Eu confio e espero em Vós