quinta-feira, 29 de março de 2018

Não mude

Eu sei como é estar emocionalmente exausto. Você tenta explicar para as pessoas mas não consegue. Como encontrar palavras para ‘eu sinto as coisas muito profundamente e me doo tanto, às vezes fico vazio’? É como se você acordasse cansado porque não consegue dormir e a madrugada lhe desse as boas-vindas com uma solidão familiar, a qual você já está habitado. E você está assistindo todos os outros se perguntando o que está fazendo de errado. Se perguntando porque não pode sentir menos. Desejando deixar de se importar. Invejando as pessoas que não se importam com nada além de si mesmas. Você não pode sequer imaginar uma vida assim. Algumas pessoas simplesmente amam tão profundamente, se preocupam tanto e dão cada pedaço delas aos outros, que não sobra nada para si mesmas. São pessoas que dão partes de si mesmas para fazer os outros se sentirem inteiros. Existem algumas pessoas que mostram uma força inabalável, como levantar outros e fazê-los se sentirem melhor, mas não conseguem descobrir como canalizar isso em si mesmas. São as mesmas pessoas que escondem lágrimas. São as mesmas pessoas que se sentem solitárias numa multidão. Eu sei que você está se cansando de tentar tanto. Eu sei que é muito complicado ser do jeito que você é, e você nunca vai admitir isso. E todo mundo acha que isso vem naturalmente e fácil. Mas amar tão duro, te faz sentir que há algo de errado com você, às vezes. Mas ao mesmo tempo, ser assim é a única coisa que você sabe.
As pessoas te admiram por como você é, destemida, amorosa, cuidados, mas elas não veem que seus olhos estão ficando cansados, que sua fé está sendo testada e a solidão que você sente em dar o seu melhor está te consumindo mais a cada dia. Eu quero que você saiba que não é como o resto deles. Eu quero que você saiba que estou orgulhosa de você por sua força. Eu quero que você saiba que, um dia, ser exatamente como você é vai compensar.  Até então, continue tentando. Continue se segurando a esse pouco de fé que você tem. Continue sendo você mesmo e não mude. Há algo em você que é muito raro. E, um dia, ser quem você é vai compensar, e esse sentimento de vazio e a solidão que você não pode eliminar serão encontradas por pessoas que te olharão nos olhos e dirão ‘estamos aqui’.

Conheça antes de falar!

Tente conhecer as pessoas sem dar ouvidos ao que dizem a respeito delas. Existem seres humanos lindos por trás das fofocas que fazem sobre eles. Perdemos muitas oportunidades ao longo de nossas vidas, tanto no ramo profissional, quanto no pessoal. Às vezes, algo está ali bem na nossa frente e deixamos passar. Daí, já foi, já era. Dentre tantos vacilos, um dos mais recorrentes vem a ser o que diz respeito às pessoas que ignoramos, sem nem mesmo as conhecer direito, por conta de impressões que outros tiveram e que não são nossas de fato. Infelizmente, deixamo-nos impressionar, muitas vezes, pelo que os outros vêm nos dizer, tanto de bom quanto de ruim, sobre alguém. Embora cada um tenha seus próprios afetos e desafetos, por motivos que geralmente se relacionam tão somente a razões pessoais, muitas pessoas costumam expor suas opiniões sobre os outros a quem lhe der ouvidos e isso atrapalha o discernimento de quem ainda não conhece de perto o foco das fofocas em pauta.  Algumas pessoas queremos bem longe porque nos fizeram algum mal, porém, sempre existem aquelas com quem não simpatizamos de jeito nenhum, mesmo que nada nos tenham feito. Sobretudo, devemos evitar criar expectativas sobre um indivíduo, a partir do que alguém nos diz sobre ele. É necessário percebermos que aquilo que desagrada alguém pode não nos desagradar, ou seja, os motivos que levam uma pessoa a não gostar de outra não são motivos que todos possuem. O que é desagradável a uns pode ser prazeroso para outros. Por isso, deixarmos de aprofundar o relacionamento com quem já nos foi descrito de maneira negativa por um terceiro pode nos levar a perder um maravilhoso encontro. E a gente perde muito quando deixa de conhecer certas pessoas.

quarta-feira, 28 de março de 2018

O amor

Uma hora o amor chega de mansinho, sem pedir licença. Chega assim do nada, ocupando todo o espaço do coração. E devagarzinho, ele vai se instalando cada vez mais, até se transformar em algo vital. O amor nos faz mudar. Nos traz paz, nos faz querer ser pessoas melhores.
O amor nos ensina ser mais pacientes, nos mostra que ser feliz sozinho é bom, mas que ter alguém pra dividir essa felicidade é melhor ainda.

O amor nos torna inatingíveis, nos dá coragem, força. O amor engrandece a alma, traz paz, leveza, e sem muita cerimônia, faz nosso coração acelerar, e nossa alma florescer. O amor é combustível, e está nos pequenos detalhes, e são esses pequenos gestos que sustentam um relacionamento. Acredite, pequenas atitudes nos fazem sentir muito mais amados, do que qualquer “eu te amo”. Sentir-se especial quando você está precisando de carinho e atenção, não tem preço.

Ela sou eu

Ela já não sabia mais quem era de verdade.
As curvas da vida, algumas estradas sem saídas, a deixaram confusa, um tanto quanto perdida.
Ela questionava tudo, ela se questionava demais. Andava pelos cantos, se escondendo, se anulando, e muitas vezes pensando que não era boa o suficiente, que não era capaz de ser a mulher que sempre desejou ser.
Ela vivia de migalhas, ela estava perdida em uma existência vazia, se doava demais, e se amava de menos.
Em meio ao caos, a confusão, finalmente ela se lembrou de quem era de verdade, e então o jogo mudou.
Ela finalmente entendeu que só dependia dela, mudar, melhorar, crescer e evoluir.
Hoje ela já não teme os abismos, porque de tanto cair, aprendeu a voar.
Hoje, ela já não procura mais pelo príncipe encantado, ela carrega sua própria espada, sem deixar cair sua coroa. Ela cansou de procurar e agora quer ser encontrada.
Ela não precisa de ninguém, mas quando quer alguém, deixa muito claro que só quer quem acrescente, quem se faça presente, e saiba como a tratar.
Hoje, quando se vê, em meio a incêndios, ela olha para o fogo e sorri, ela aprendeu a apreciar o ardor das chamas, porque o fogo que queima dentro dela, sempre será mais forte do que o que queima a sua volta.
Hoje, quando ela sorri, as pessoas percebem, que existe beleza nas imperfeições, que existe forca na vulnerabilidade, e que sempre existe a possibilidade de mudar, quebrar tabus, virar o jogo, e vencer.


Ela é flor, e graças aos dias de sol e tempestade, ela cresceu e floresceu, virou magia, acendeu sua luz e nunca mais se esqueceu de brilhar.

terça-feira, 27 de março de 2018

Desculpa!

Peço desculpas, mas já não tenho tempo para brigar com egos e discutir com mentes pequenas. Eu não tolero mais pobreza de espírito. O mundo já é difícil como é; eu, e certamente você também, não precisamos de mais drama, gente complicada, banalidades, e tudo aquilo que não nos acrescenta nada. Revolta? Não, de jeito nenhum. A maturidade faz com que nos importemos menos com o que não importa. Nos termos atuais não tenho mais saco para ‘mimimi’, tenho pavor de quem vive achando que tudo é ‘recalque’, não suporto superficialidade, porque sou à moda antiga e ainda aprecio valores, honestidade e gente digna. Eu ainda acredito que pessoas boas existem, e as quero o mais perto possível, porque gente do bem me inspira, gente do bem me faz querer ser melhor, mais e mais. Não posso, não quero e não vou ser coadjuvante no palco da vida, é nossa tarefa tomar as rédeas do nosso destino. Não seja a vítima da história, nunca se acomode nem aceite o que não está bom, o que não é bom. Que o bom senso prevaleça, que você passe pela vida de cabeça erguida, sem perder a pureza no coração, sem se rebaixar ao nível de quem não sabe amar, de quem não sabe viver. Para os obstáculos, os dias difíceis, a resposta é resiliência e fé em Deus. Fuja das almas vazias, fuja de gente que fala de gente, discuta ideias, preocupe-se mais com a sua vida, e deixe de se preocupar com a vida do ‘vizinho’ . Não tenha alma pequena, pense grande, faça coisa grandes, e ocupe-se com o que fará uma diferença significativa na sua vida. O resto será sempre o resto, e nós nunca precisamos de restos para sermos felizes, certo ? Para resumir, o que eu quero dizer é: cuide, respeite e seja fiel a sua essência. Em tempos de superficialidade aguda, feliz é aquele que aprendeu que é na simplicidade, na humildade e nas coisas pequenas que mora a verdadeira felicidade. O que sobra é só ilusão, e quem se ilude normalmente se machuca. A escolha é, e sempre será, só sua. Então, afaste-se das desculpas e escolha com sabedoria! Paz, luz, amor e muita gratidão para sua vida...

segunda-feira, 26 de março de 2018

Quando a alma precisa de férias

Acordei meio cansada. Cansada de prender o choro, de contar as novidades, de comprar um vinho e convidar os amigos porque está tudo bem. Cansada de ser forte.
Dormi nua. Tirei as roupas e as máscaras junto, mas precisei recolocá-las pela manhã: uma calça meio surrada, um sapato confortável e um disfarce de gente feliz – feliz o tempo inteiro. Gente que tem a obrigação de ser agradável.
Passei a pensar demais sobre o mundo. Isso é meio arriscado porque a gente acaba enxergando demais – e, uma vez desvendados os nossos próprios absurdos, não se pode voltar atrás. Talvez a ignorância seja mesmo uma bênção – não se dar conta da crueldade com que eventualmente o mundo é capaz de nos tratar. E vendo que o dia amanheceu ensolarado, a certeza: está nublado por aqui.
Acordei meio cansada das minhas próprias escolhas. Só por hoje eu não quero decidir absolutamente nada – açúcar ou adoçante, bossa ou rock’n roll, bom dia ou foda-se?
Não quero ser compreendida. É só mais uma obrigação que dá muito trabalho. Só por hoje, não vou me esforçar pra ser amada. Que nada seja dito ou pensado ao meu respeito: hoje só me cabe existir.

Acordei meio perdida em meio aos tabloides, às pessoas, à confusão urbana que se confunde estranhamente com a minha própria confusão. Não vou escolher uma playlist: toquem o que quiserem. Não vou pensar sobre as pessoas: sejam exatamente o que quiserem. Hoje, só por hoje, não quero conclusões
Quero passar despercebida, como numa capa mágica de invisibilidade. Quero quase não existir até conseguir me ajustar a esse medo de ser eternamente desajustada. Não quero deadlines ou compromissos ou sorrisos ou explicações. Só por hoje quero coexistir passivamente e sem qualquer resquício de indignação. Minha alma precisa de férias.

domingo, 25 de março de 2018

Deixa acontecer

Quando você esperou todos saírem e então conseguiu permitir que as lágrimas descessem fartas, naquele momento você descobriu que a dor também faz parte do amor. Sabe, a existência é cheia de contradições, e com o afeto não poderia ser diferente. Talvez seu espanto venha do fato de descobrir que o amor não nos salva completamente. Ele nos salva de algumas coisas, mas não nos protege de não sermos correspondidos como gostaríamos ou como mereceríamos. Talvez você esteja descobrindo que essa história de se apaixonar não é uma equação. Não obedece regras ou tópicos, e ter qualidades como ser bonito, bondoso, caridoso e paciente não é garantia de que o outro sentirá o mesmo que você. Mas agora preste atenção. Seu coração pode ter sido partido, mas você não. Você continua, você permanece, você terá que ficar de pé e seguir em frente de que jeito for. E sim, é verdade, nunca mais será o mesmo depois disso, mas isso é bonito também. Pois você foi capaz de amar, de não ter medo, de se expor e ficar vulnerável como só quem ama de verdade é capaz de ficar. E você conseguiu. Talvez não tenha durado tanto quanto você gostaria, mas você sabe (e eu sei que você sabe) que houve bons momentos para você se orgulhar e entender que fez tudo o que podia. Nunca, em hipótese alguma, se culpe por aquilo que não dependia só de você. Na vida temos que conviver com decepções e frustrações o tempo todo, e talvez essa seja a maior delas. Mas não procure culpados, isso não alivia o que você está sentindo nem ajuda a se curar. Tenha, antes, paciência com seu tempo de recuperação. Chore, fique com raiva, jure que nunca mais vai se apaixonar. Escreva suas dores num caderno e faça um diário de sua convalescência. Tome sorvete direto do pote, delete fotos do seu instagram, corte o cabelo, faça uma viagem curta ou longa dependendo do seu tempo e orçamento. Ore, fique em silêncio, aproveite sua solidão. Mas depois experimente um olhar novo para sua própria vida. Experimente amar-se de um jeito que nunca amou antes, experimente cuidar-se com afinco, experimente ser tolerante e amável com a pele que habita. Eu sei que não é fácil, e as lembranças assombram de tempos em tempos. Mas chegará um dia, em que ao se preparar para dormir, você reparará que passou o dia inteiro sem uma lembrança sequer. Esse dia pode chegar logo ou demorar muito tempo, mas ele certamente vai acontecer. E você vai olhar para trás com doçura e perceber que superou. Que soube se reerguer sozinho ou com uma nova companhia. Que soube confiar em Deus e aceitar seu tempo de esperas. Que aprendeu a seguir de cabeça erguida mesmo quando o plano era nunca se separar. Que soube fazer castelos com o punhado de areia que restou, e que soube principalmente encontrar paz no meio do seu interior. Não queira viver “consertando” histórias para você caber dentro delas. Quem lhe quer, coloca você dentro da própria história com vontade, sem que você precise implorar por isso. Quem lhe quer, transforma o próprio enredo, para você ser a parte mais bonita. Quem lhe quer, deseja fazer parte da sua história, do seu mundo, dos seus castelos. Enfim, não permaneça onde seu coração não se sente em casa. Desate os nós que lhe prendem ao que não tem mais razão de existir e faça laços com novas histórias, construídas a partir de seu amor próprio. Ame suas conquistas e siga em frente valorizando quem permanece ao seu lado. Dê uma chance ao desconhecido, e subtraia o medo do olhar. E acima de tudo, só convide para entrar quem você tem a certeza de que deseja ficar…

Seja você mesmo sem se importar com os outros!

Durma quando estiver cansada (a), ao invés de lutar contra o sono para esperar a mensagem de uma pessoa que realmente não está tão interessada em falar com você. Vista-se de forma mais confortável ao invés de se apertar em roupas para ficar com um corpo mais “aceitável”, mostre mais a sua beleza natural. Frequente lugares sozinho (a) e descubra mais de si mesmo. Encontre lojas, bares, cafés que realmente goste e faça deles seus refúgios. Desapegue de seus aparelhos eletrônicos e preste mais atenção à beleza do pôr do sol. Aprenda mais sobre o que realmente lhe interessa na vida. Nunca é tarde para fazer o que você sempre quis. Aprenda a estar muito ocupado (a) para as pessoas que não fazem tempo para você. Dê uma chance a novas amizades e amores. Cerque-se de pessoas que você sabe que não estão ao seu lado por interesses pessoais, mas sim porque o (a) amam e querem vê-lo (a) feliz. Organize seus horários, cuide de sua saúde. Não ultrapasse o limite com seu trabalho ou seus estudos, entenda que para continuar fazendo o seu melhor todos os dias, você precisa descansar. Agradeça por todas as pessoas e coisas que você tem em sua vida. Algumas delas você conquistou por mérito, outras apareceram para lhe ensinar alguma coisa, mas todas têm o seu valor. Faça tudo o que o faz feliz. Cante, escreva, dance, brinque com seus animais, pratique esportes, assista a séries, viaje, paquere, durma. Seja a sua prioridade. Você merece. Preocupe-se mais com você e com sua felicidade, ao invés de viver para agradar todos a seu redor. Seja mais egoísta. Não fará mal, e quem realmente o (a) ama, vai entender.